Foto: Divulgação
Sabe aquela música que quando você ouve automaticamente lhe vem à cabeça o rosto e cenas daquele personagem preferido das telonas? Difícil apontar um só, né? Soundtrackers ou trilhas sonoras são recursos indissociáveis do cinema, e desde que os filmes deixaram de ser mudos fazem parte da história como verdadeiros protagonistas, transmitindo todas as emoções que a Sétima Arte pode causar. A união de interpretação mais música funciona tão bem que a tarefa de apontar quem é mais importante em cena torna-se leviana.
Apaixonado por música e cinema, o jornalista Rodrigo Rodrigues não pensou duas vezes quando teve de escolher um diferencial para a sua banda. Batizado de Soundtrackers, o grupo recria nos palcos a energia e ambientação dos filmes que foram sucesso de bilheteria e tiveram suas trilhas executadas à exaustão nas rádios, marcando assim gerações que cresceram ou viveram a época de seus lançamentos. Afinal, quem é que não se lembra do romance de verão de Danny Zuko e Sandy Olsson, de Grease - Nos Tempos da Brilhantina - ou não se imagina imediatamente em um ringue de boxe ao ouvir Eye of the Tiger , da banda Surviver?
Pensando nisso e pesquisando repertório para a banda, Rodrigo percebeu como é rica a história da música pop como trilha sonora do cinema e juntando material escreveu o livro Almanaque da Música Pop no Cinema (Ed. Lua de Papel, 216 págs., R$ 60). Na publicação é possível conhecer a fundo como muitas das músicas que sabemos cantar de cor foram produzidas, além de curiosidades sobre os filmes e seus astros. O E+ separou dez trilhas presentes no livro que marcaram época. Confira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário