quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Jack Bruce, vocalista e baixista do Cream, vem ao Brasil pela primeira vez


O compositor, cantor e multi-instrumentista escocês Jack Bruce vem ao Brasil pela primeira vez. Ele fará duas apresentações no País: no Teatro Bradesco, em São Paulo, e na cidade de Porto Alegre, ainda sem local definido.
Bruce é considerado um dos maiores gênios do baixo. Sua intensa musicalidade e profundo conhecimento harmônico revolucionaram por completo a linguagem do baixo elétrico, libertando da função de mero acompanhante. Seu timbre pesado e levemente distorcido foi a referência para toda uma legião de baixistas que se tornaram expoentes no cenário do rock mundial. 
Como integrante do grupo Cream, ao lado de Eric Clapton e Ginger Baker nos anos 60, se tornou uma das lendas do rock e do blues mundial, influenciando bandas como Led Zeppelin e Deep Purple.
Carreira solo
Em 1968, quando o Cream acabou, Bruce seguiu em carreira solo, misturando em seus trabalhos elementos do rock e do jazz. Desde então, mesclou em seus grupos músicos capazes de navegarem ambas as frentes como os guitarristas  Mick Taylor, Gary Moore, Robin Trower, Clem Clempson e Allan Holdsworth, os bateristas Simon Phillips e Billy Cobhan, o tecladista David Sancious,  e até mesmo o iconoclasta Frank Zappa, com quem coescreveu a música Apostrophe, que dá nome a um dos álbuns mais importantes do genial compositor e guitarrista.  
Em 1993, Jack Bruce entrou para o lendário Rock & Roll Hall of Fame, como integrante do Cream. No mesmo ano, fez seu show de 50 anos.  A apresentação foi registrada e saiu no CDCities of the Heart. Dois anos depois, lançou Monkjack, trabalho em que mostra a influência de Thelonious Monk em sua arte. Ainda nos anos 90, tocou com os All Star banda do Beatle Ringo Starr, ao lado de astros como Peter Frampton, Todd Rundgren e Dave Edmunds
Trabalhos mais recentes
Dois novos álbuns de Jack foram lançados em 2008: O primeiro foi Jack Bruce with the HR Big Band, onde fez versões de suas composições para a orquestra alemã de Hessische Rundfunk. O segundo, Seven Moons, com músicas inéditas. Ainda nesse mesmo ano, saiu Spirit, album com live sessions de Jack para a BBC
Ainda em sua recente discografia, destaca-se o album Can You Follow, uma viagem musical por sua trajetória musical, desde os 19 anos do roqueiro até os dias atuais.
Biografia e documentário 
Há dois anos foi lançada a biografia do músico, Composing Himself, e o documentário Rope Ladder to the Moon, dirigido por Tony Palmer, retratando toda a trajetória do músico. Sempre em atividade e no auge de sua criatividade, Jack se reuniu recentemente com o guitarrista Verno Reid, o tecladista John Medeski e a baterista Cindy Blackaman (mulher de Carlos Santana) num projeto que revisita a obra do Tony William’s Lifetime denominado Spectrum Road, no qual gerou um disco.
Jack chega ao Brasil com sua Blues Band, onde explora suas principais influências: o Blues, sob sua ótica jazzista e sua requintada habilidade de compositor de alguma das canções que fazem parte da trilha sonora da vida de seus fãs.
Serviço:
Show Jack Bruce e Banda (Tony Remy - guitarra,  Frank Tontoh - bateria, Paddy Milner - piano e teclados, Nick Cohen - baixo, Winston Rollins – trombone, Derek Nash - sax tenor e Paul Newton – trompete. 
Dia 24/10, quarta feira, às 21 horas
Local: Teatro Bradesco - Rua Turiassu, 2100 - 3° Piso do Shopping Bourbon - São Paulo - SP
Ingressos: R$100 a R$ 250 - www.ingressorapido.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário